Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

V Conferência de Assistência Social avalia os avanços do SUAS




Com cerca de 95 participantes entre usuários e funcionários da área da Ação Social, aconteceu nesta 4ª feira dia 20 de Julho a 5ª Conferência Municipal da Saúde nas dependências da Escola CEMUS IV no Centro.
O Vice-Presidente da Câmara Vereador Divaldo Garotinho esteve representando o Legislativo Saltense na formação da Mesa no início dos trabalhos.
Em sua fala Garotinho destacou o brilhante trabalho da Secretária Jussara Vilaça e sua equipeá frente da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Garotinho lembrou que anterior a Ação Social tinha somente a Casa do Parque e a própria Secretaria e que hoje tem 4 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social (Núcleos Família) além de um CREAS (Centro de Referência Especializado da Ação Social), além de outras oficinas e outras parcerias espalhadas pela Cidade.
Disse Garotinho: “Conferência também é para conferir e temos muitos trabalhos dando certo nesta área e que precisamos planejar o futuro da assistência e que Salto está no cainho certo”
A Conferência teve como tema “Avançando na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e qualificação da gestão, dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”
Dentre os objetivos da Conferência estão: Propor estratégias para ampliação do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritárias e formas de funcionamento adequadas e;
Avançar na propositura de estratégias para consolidação da participação e do controle social na assistência social, como eixo estruturante do SUAS, para o fortalecimento do protagonismo dos usuários e para a valorização dos trabalhadores.
Participaram também da formação da Mesa a Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) Sra. Lucília Damasceno, a Promotora da Vara da Infância e Juventude Dra Ana Alice Mascarenhas, a Secretária de Ação Social Jussara Vilaça, o Vice-Prefeito Juvenil Cirelli e o Prefeito Geraldo Garcia.
Estavam presentes também os Vereadores Raissuli e Álvaro, além de representantes das entidades sociais de Salto.

Clínica do Bairro São Gabriel será a próxima a ser entregue á População



Nesta 2ª feira dia 18 de Julho na parte da tarde o Vice-Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto Divaldo Garotinho acompanhado do Vereador Araldo Pacheco e do Vice-Prefeito Juvenil Cirelli estiveram visitando as instalações da Nova Clínica do Jardim São Gabriel que atenderá grande parte dos usuários da Saúde do Jardim Noroeste da Cidade.
“A grandiosidade e beleza da obra impressiona quem passa pelo local ou se adentra á Construção e depois de totalmente pronta vai dar muito orgulho ao povo desta região e seu funcionamento desafogará em muito o Posto do Jardim Saltense” disse o Vereador Garotinho.
Esta é mais uma das Clínicas que vêm sendo concebidas pela administração Geraldo Garcia e Juvenil Cirelli que encontraram na Pasta do Secretário Eduardo Colaço (Tuco) Secretário da Saúde respaldo para implementarem estas mudanças que vêm revolucionando os conceitos de Postos de Saúde em Salto.
O Vice-Prefeito Juvenil não afirma data mais acredita que em breve esta clínica estará em funcionamento.

Lotérica da Região Noroeste já está em funcionamento




Depois da Promessa do Gerente Geral da Agência da Caixa Econômica Federal de Salto Márcio Bertasso ao Vice-Presidente da Câmara Divaldo Garotinho e ao Vereador Araldo Pacheco no mês de março de que dentro de 120 dias seria entregue a Lotérica da Região Noroeste da Cidade, restou aos Vereadores aguardar aos tramites legais da Caixa para se chegar a este momento.
Dados estes procedimentos nesta 2ª feira dia 18 de Julho ás 13h00 os Vereadores  Garotinho e Araldo acompanhados do Vice-Prefeito Juvenil Cirelli estiveram presentes no Jardim Saltense para participarem da inauguração de mais esta lotérica que trará muito mais comodidade para os moradores da Região Noroeste de Salto que já não mais precisarão vir até o Centro para pagarem contas ou pegar filas na Agência da Caixa para receberem seus benefícios como FGTS por exemplo, além de poder fazerem suas apostas nas várias loterias que a Caixa oferece.
Nas casas lotéricas os clientes da Caixa podem realizar saques e consulta de saldo de contas correntes e poupanças. Além disso, é possível fazer o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por meio do cartão cidadão, recolher o FGTS, e realizar o pagamento de benefícios sociais como INSS, PIS/Abono Salarial, Seguro-Desemprego, e Bolsa-Família. Os lotéricos também estão autorizados a receber contas de concessionárias de serviços públicos (água, luz, telefone e outros), venda de créditos para telefones pré-pagos.
Clientes do Banco do Brasil também podem efetuar saques e consultar saldos de contas.
A Lotérica funcionará com 2 guichês no primeiro momento, mais a sua capacidade é para  funcionar com  4, sua localização fica na Avenida José Maria Marques de Oliveira, 711 no Jardim Saltense e terá o horário de funcionamento das 8h ás 18h, em dias úteis e aos sábados das 8h ás 12h.
Os proprietários da Nova Agência Lotérica Marcelo Bordini e Maurício Bordini se dizem muito felizes por poderem atender a demanda da Região.
O Vereador Garotinho se colocou á disposição dos proprietários para quaisquer reivindicações  e parabenizou os proprietários por acreditarem no crescimento da nossa querida Salto.

BanMETS atração do 18º Festival de Itu




Após o grande sucesso que foi em Salto o 1º Encontro de Bandas Marciais, a Banda Marcial da Estância Turística de Salto BanMETS se apresentou  5ª feira dia 14 de Julho na Praça do Carmo e também neste domingo dia 17 ás 10h00 no Bairro Cidade Nova ambas em Itu.
A Banda Marcial de Salto é uma das 50 atrações do 18º Festival de Artes de Itu que teve início no dia 12.
O Festival deste ano homenageia o maestro Eleazar de Carvalho que criou o Festival em 1993.
A Banda Marcial de Salto recebeu o convite da Secretaria de Cultura de Itu no mês de maio  e com esta já é a 3ª vez que a BanMETS se apresenta na Cidade vizinha.
No Bairro Cidade Nova, apesar da pouca estrutura nossos integrantes não deixaram de demonstrar a beleza das músicas e a sincronia de seus integrantes.
O Vice-Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto, Vereador Divaldo Garotinho e sua
Esposa Patrícia fizeram questão de prestigiarem as brilhantes participações da BanMETS neste festival.
Para o mês de Agosto a BanMETS se prepara para se apresentar na Cidade de Bom Jesus dos Perdões.
Os ensaios gerais da BanMETS acontecem durante os sábados no espaço da FASAM no Bairro Estação.

Formatura de Garçons e Garçonetes




Aconteceu nesta 6ª feira dia 15 de Julho ás 20h00 na Sala Giusepi Verdi, a entrega de Certificados aos 48 alunos que concluíram o curso de Garçom e Garçonete, que foi patrocinado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com o Bar e Restaurante Casa da Tia. Os instrutores do curso foram Tibério (Casa da Tia) e Rosana (Secretaria da Cultura). Estiveram presentes ao evento o vice prefeito Juvenil Cirelli, o Secretário de Cultura e Turismo Valderez e equipe e o Vice-Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto Vereador Divaldo Garotinho.
Presente também na atividade o Sr. Couto, empreendedor na área de gastronomia, que nos próximos dias estará inaugurando o seu restaurante no Bairro S. Pedro e S. Paulo. Durante a fala das autoridades e instrutores foi ressaltado a importância da qualificação profissional que vem sendo desenvolvido em nossa cidade.
O Vereador Garotinho participou da entrega dos Certificados aos concluintes do Curso.

Maestro João Carlos Martins traz emoção á Sala Palma de Ouro







Um Belíssimo Espetáculo!!!  Assim pode ser definida a apresentação da Orquestra Baquiana do SESI São Paulo em nossa Cidade regida pelo consagrado Maestro João Carlos Martins.
Com os ingressos esgotados cerca de 5 horas antes do espetáculo, a apresentação começou no horário na Sala Palma de Ouro do CEC que ficou totalmente lotada inclusive com pessoas sentadas na escadaria do Teatro.
O Maestro que já passou por  19 operações e perdeu parte dos movimentos de seus dedos consegue tocar piano com três dedos e rege a sua orquestra como poucos Maestros no mundo.
Com apresentações no Brasil e no exterior  e uma agenda apertadíssima;  desde sua ultima operação o Maestro já regeu cerca de 800 concertos ao redor do Planeta.
Tido como um dos grandes exemplos de superação ele foi homenageado pela Escola de Samba Paulistana Vai-Vai que se sagrou campeã do Carnaval neste ano de 2011.
Recebido pelo Maestro nesta tarde de 5ª feira 14 de Julho horas antes do Espetáculo o Vereador e Vice-Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto Divaldo Garotinho articulou um encontro do Maestro com os integrantes e Maestro da BanMETS que no horário do espetáculo se apresentava em Itu.
Garotinho e sua esposa Patrícia participaram de parte da apresentação da BanMETS em Itu e correram para Salto onde assistiram á apresentação do Maestro João Carlos Martins que foi aplaudido em pé diversas vezes pelo público presente.

Movimento dos Focolares fazem Encontro na Câmara Municipal



O Movimento dos Focolares de Salto está realizando durante esta semana o “Projeto Unicidade” que abordará vários temas em diferentes espaços da Cidade de Salto bem como diversificado público.
Como parte destas atividades a Câmara da Estância Turística de Salto recebeu nesta 4ª feira dia 13 de Julho ás 19h30 o Encontro sobre o “Movimento Político Pela Unidade” (MPPU).
O Tema foi abordado por Sergio Prévide que tem a incumbência de divulgar este movimento por todo o Brasil, ele relatou parte de sua experiência como integrante e divulgador do movimento fundado por Chiara Lubichi em Trento logo após a segunda Guerra Mundial.
O Encontro na Câmara foi coordenado responsável pelo movimento o Sr Luiz Carlos Moraes Santos (Luiz da Granja Piu-Piu) e serviu para os interessados na realidade política.
A participação do Vice-Presidente da Câmara de Salto Vereador Divaldo Garotinho se deu no relato feito pelo mesmo a respeito da sua experiência nos encontros coordenados por Luiz Carlos e sua esposa Margarida com os Vereadores na Câmara Municipal de Salto baseados em textos e experiências narradas pela Fundadora do Movimento.
Garotinho também parabenizou o responsável pelo movimento e disse que vem aprendendo com o movimento, disse também que esse acompanhamento do responsável pelo movimento na Câmara Municipal tem ajudado na tomada de decisões.
Participaram do Encontro o Prefeito Geraldo Garcia, o Vice-Prefeito Juvenil Cirelli, os Vereadores Willes e Luiz Carlos Batista.