Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Etapa Regional do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiências.




Etapa da Região de Sorocaba do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência que aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto no dia 03 de Março, quando o Vereador e Vice-Presidente da Câmara Vereador Garotinho representou o Legislativo Saltense.

Dia Mundial da Água: consumo consciente ajuda a reduzir a conta no fim do mês.

Para algumas pessoas, dizer que a água vai acabar soa algo apocalíptico. Porém, é preciso entender que isso não significa que os mananciais vão secar, mas à medida que os rios vão ficando cada vez mais poluídos, é maior a necessidade de “potalização”, ou seja, de tornar a água própria para consumo.

O problema é que esse processo custa dinheiro, exigindo investimentos pesados dos governos, que serão repassados para o consumidor por meio da cobrança mais cara da água e até do fornecimento restrito.

Por conta disso, o consumo consciente desse recurso natural e finito é essencial para o bem-estar da Natureza e da sociedade. Assim, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), conheça algumas mudanças que você pode adotar no seu cotidiano, reduzindo a conta no fim do mês!

1. Banho rápido e cidade abastecida
De acordo com cálculos feitos pelo Instituto Akatu, se a metade dos 100 mil habitantes de uma cidade diminuísse o tempo do banho de 15 para 5 minutos, a água economizada em um ano seria suficiente para abastecer todos os moradores desse mesmo município durante cerca de sete meses.

Um dos benefícios dessa medida é que evita mais investimentos do Governo, que pode usar esse dinheiro para outros fins, como, por exemplo, educação e saúde.

2. Dentes limpos com a torneira fechada

As pessoas costumam pensar que fazer a sua parte não faz diferença, se os vizinhos não fizerem a deles. Mas isso não é verdade. Pegando o mesmo exemplo: se uma única pessoa sempre fechar a torneira nas três vezes que escovar o dente no dia, durante 73 anos, vai economizar quase 1 milhão de litros de água!

3. Bacia cheia d’água para lavar louça
Ao lavar pratos, talheres, copos e panelas, utilize uma bacia cheia d'água para ensaboar a louça, só abrindo a torneira para o enxágue.

Se cinco famílias reduzirem o tempo da torneira ligada de 15 para 5 minutos nas três vezes que lavam louça no dia, durante vinte anos, seriam poupados 17,5 milhões de litros de água. A quantia é suficiente para suprir todas as necessidades de água de cinco pessoas durante toda a vida.

4. Da máquina de lavar roupa para a calçada!
Uma máquina de lavar roupa com capacidade de 5 quilogramas usa 135 litros de água por lavagem. Se uma família usá-la duas vezes na semana, gastará 270 litros de água.

O que pouca gente conhece é que parte desse total, ao sair do enxágue, pode ser usada em outros pontos da casa que não precisam de água totalmente limpa, como a lavagem da calçada da sua casa. Se você fizer isso uma vez na semana, poupará 14 mil litros de água por ano.
Outra possbilidade é usar essa água para lavar motos e carros. Caso não queira reutilizar a água, outra possibilidade é lavar os veículos utilizando balde, em vez da mangueira.

Sem falar que 70% da água doce mundial vai para a agricultura e que mais da metade da produção agrícola alimenta os animais, que a quantidade de dejetos produzidos pelos bichos criados para consumo é lançada sem tratamento na terra e água, contaminando lençóis freáticos, rios e mares, e que o processo de abate também consome água em abundância. Por isso, os defensores dessa ideia acreditam que o vegetarianismo é a forma mais eficiente de economizar água.

Mudança de atitude e água para todos
De acordo com o Instituto Akatu, hoje, são mais de 20 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, o que provoca doenças, principalmente nas crianças, e impede o desenvolvimento social e econômico das pessoas e comunidades afetadas pela falta de água de boa qualidade.

Por isso, mudanças simples nos hábitos cotidianos de consumo têm um impacto enorme. Se não conseguir fazer tudo que está listado neste texto, faça pelo menos um deles e contribua para que um recurso natural tão precioso como a água possa chegar a todos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Reunião com gerente Caixa ecômica Federal visando instalação de Novas lotéricas em Salto, nos bairros Jd. Saltense e Nações.




Reunião articulada pelo Vice-Presidente da Câmara de Vereadores Garotinho, quando juntamente com o Vereador Araldo Pacheco foram recebidos na Agência da Caixa Econômica Federal pelo Gerente Geral Marcio Bertasso quando discutiram sobre a implantação de duas novas Lotéricas em Salto, sendo uma no Jd Nações e outra no Jd Saltense.

CRAS Jd. Saltense ganha Centro de Inclusão Digital.





A Prefeitura de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais de Ação Social e Cidadania, e do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho implantou em solenidade oficial, na tarde da quarta-feira, dia 23 de fevereiro, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Saltense, o Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão Digital, por intermédio de convênio com o Governo Federal – Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 120.000,00, intermediado pelo deputado federal Arlindo Chinaglia, com contrapartida do poder público.
                                  A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Geraldo Garcia, vice-prefeito Juvenil Cirelli, presidente da Câmara,Vereador Garotinho(Vice presidente da Câmara) secretários Municipais, de Ação Social e Cidadania, Jussara Vilaça; do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Daniel Paulino Evangelista; e da Educação, Wilson Roberto Caveden.
   O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Daniel Paulino Evangelista abriu os pronunciamentos destacando o processo de implantação do Centro e como será o funcionamento. Já a Secretária de Ação Social e Cidadania, Jussara Vilaça recordou a construção do CRAS do Jardim Saltense, que agora oferece mais este serviço aos usuários, permitindo a inserção de todos na sociedade da informação.
  Após o descerramento da placa inaugural, todos puderam conhecer o novo espaço.

Lançamento da Cartilha contra violência doméstica.






No, dia 11 de março,às 19h30, o Vereador Garotinho( Vice Presidente da Câmara) participou no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto do lançamento da Cartilha “BASTA! DIGA NÃO Á VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!”.
Estiveram presentes o Presidente do Sindicato, Sr.Alessandro, representantes da Secretaira de Mulheres do Sindicado, Vice Prefeito Juvenil Cirelli , além da Secretária de Ação Social e Cidadania Jussara Benedtidita M. Vilaça e da Coordenadora da Mulher, Marlene Caleffo. 
Maiores informaçoes sobre esta cartilha poderão ser obtidas no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto

Reunião sobre Mandato.



Visando dar maior dinamismo e informações sobre o Mandato de Vereador na Câmara Municpal, o Vereador Divaldo Garotinho reuniu na Sede do P.T. no dia 19 de Fevereiro os apoiadores de seu mandato, quando ele expôs seu trabalho exercido na Câmara, como também abriu a palavra a todos os participantes da reunião para que pudessem fazer uma análise da atuação de Garotinho como legislador e líder do P.T. na Câmara Municipal, participaram diversas lideranças do segmento jovem de Salto, representantes de Associações de Moradores e o Vice- Prefeito de Salto Juvenil Cirelli.

domingo, 20 de março de 2011

Garotinho participa de doação de 400 brinquedos para algumas entidades de Salto.

Juvenil se une aos vereadores Araldo, Garotinho, Raisuli  para a alegria das crianças


Um empresário Saltense, fez a doação de brinquedos (bonecas e carrinhos), para a população, foi possível com esta ação a distribuição em algumas entidades da cidade, como: Projeto Juventude Pró – Sociedade – Santa Cruz, Ong do Jardim Uniäo, Projeto do S. Pedro e S. Paulo, Conseg e Projeto Criança Feliz. Ao todo foram entregues 400 brinquedos. Para a entrega destes brinquedos tivemos a união do Vice-Prefeito  Juvenil Cirelli, dos vereadores Garotinho, Araldo e Raisuli.

Câmara homenageia professora em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A Câmara da Estância Turística de Salto homenageou neste ano de 2011 a professora Antonio Rossato Guerra, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem à professora Toninha Guerra foi realizada durante a Reunião Ordinária desta quarta-feira, dia 09 de março.
A homenageada foi escolhida pelos vereadores Raisuli Hudson Ferraz da Silva, Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, Willhes Gomes da Silva, Álvaro Pacheco e Milton Oliveira Silva.
O presidente do Legislativo, vereador Eliano Apolinário de Paula, baixou uma portaria onde cinco Vereadores selecionariam uma homenageada neste ano e, no próximo ano, os outros cinco Legisladores (Dr. Otávio José Castanha Miralhes, Araldo Pacheco, Luiz Carlos Batista, João Leite Ramalho e Lafaiete Pinheiro dos Santos) indicarão o nome da homenageada.
Toninha Guerra foi escolhida para ser homenageada, representando todas as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Antonia Rossato Guerra nasceu em Conchal, no interior de São Paulo, é formada em trabalhos manuais, desenho, artes plásticas e Educação Artística. Chegou a Salto no ano de 1967 para lecionar, iniciando na Escola Estadual Professor Paula Santos, depois em outras escolas estaduais e também particulares como: Externato Sagrada Família, SESI e Dr. Barros Júnior.
Além da formação específica, Dona Toninha tinha em sua alma, uma formação espiritual adquirida através da participação do Movimento dos Focolares, formação esta, doada pela grande personalidade Chiara Lubich que, com o carisma da Unidade, ensinou a amar a todos, vendo Jesus em cada próximo. Assim, em suas aulas, se preocupava não tão somente em desenvolver os conteúdos, mas, acima de tudo, com a formação moral e psicológica, que só se atinge colocando Deus acima de tudo. Durante os anos que lecionou, teve muitos alunos e todos eram tratados igualmente.
Nos anos de 1987, 1988 e 1989 desenvolveu com os alunos das Escolas Anna Rita, Costela, Benedita de Rezende e Cláudio Ribeiro, um projeto intitulado “Boas Ações”, que tinha por objetivo estimular os alunos a praticar pequenos atos de amor ao próximo, e assim, em cada classe havia uma caixinha onde eram colocados os bilhetes de tudo que tinham feito de bom, depois, os números das boas ações de cada classe e de cada Escola eram computados e no final do ano a classe vencedora ganhava uma viagem para o centro Nacional do Movimento Focolares em Mariápolis, para continuar essa formação iniciada nas salas de aula.
Além disso, a Professora Toninha ensinava-os a ajudar os mais necessitados. Em um determinado ano chegou a arrecadar, junto com os alunos, 400 brinquedos, sendo que os que não estavam em bom estado, foram arrumados pelos próprios estudantes e depois entregues para a antiga favela do Jardim Maria José. Junto com os alunos também visitava o Asilo Frederico Ozanam, APAE e outras entidades filantrópicas.
Em 1998 lançou um livro chamado “Opções” com receitas diet e light e continua trabalhando com artesanato. Em 2008 participou da exposição de pinturas no SESC de Campinas e em 2010 participou do Salão de Artes Plásticas no CEC, aqui em Salto.

Estrela mirim de Salto brilha em novo comercial da Tang.



Aos 4 anos de idade, a saltense Caroline Mello já sabia que queria brilhar na vida artística. E vem brilhando. Hoje, aos 11 anos, acaba de lançar o novo comercial do suco Tang na tv, gravado no viaduto no Chá/SP.
Dentre 2000 crianças, Carol disputou a seletiva e foi escolhida entre 8 finalistas.
Em visita ao JE ontem, a modelo estava acompanhada da mãe Terezinha e do vereador Divaldo Garotinho, que vem divulgando esse talento no município. Tinham saído de uma visita ao prefeito Geraldo Garcia, o qual ela gostou de conhecer e conversar.
Aliás, Carol é muito comunicativa e bastante simpática, além do charme e da beleza que são também naturais.
Já atuou em 4 comerciais de lançamentos de bonecas, chicletes Push, para a GVT internet e seu primeiro comercial foi estrelado aos 4 anos para o laboratório IDS.
Foi descoberta por uma agência de São Paulo e desfilou para a Mega Polo e Anália Franco.
Carol já participou dos programas de Ana Hickmann (quadro Debaixo do Chuveiro e contando piadas), Silvio Santos, Raul Gil, Dani Pinky, Eliana, estes com apresentações de dança. Em Salto, venceu o Salto Fest Dance e Dançarte.
A estrela ainda tem tempo para fazer aulas de coral, música, piano, flauta, sapateado, balé, jazz, teatro e capoeira (estes dois em Sorocaba) e ginástica olímpica. E claro, estudar. Ela cursa a 5ª série na escola “Acylino A. Gurgel”.
Sua carreira artística ainda envolve o grupo “Sanduíche”, onde dança e canta junto com Vinícius, Heloísa, Anna e Matheus. Fazem shows e a gatinha dubla a Shakira, Sandy, Paula Siqueira e outros artistas. (R.M.)




Visita à área da barragem do Piraí.

Vereadores conhecem área onde terá barragem
Vereadores conhecem área onde terá barragem
A.I.Câmara
 
 

No dia 9 de março, uma comitiva de Vereadores esteve na área onde será construída a barragem do Ribeirão Piraí, que deverá abastecer as cidades de Salto, Itu e Indaiatuba.
A visita, que foi organizada pelo Vereador Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, contou com a presença de Álvaro Pacheco, Araldo Pacheco, Dr. Otávio José Castanha Miralhes, Luiz Carlos Batista e Willhes Gomes da Silva.
Os representantes do Legislativo Saltense também conheceram a área que deverá ser inundada com a construção da barragem e conversaram com os moradores do local, que deverão ter suas áreas desapropriadas.
A represa terá cerca de 12,5 metros de altura e será formada numa área de cerca de 1km2 a ser inundada, o que deverá produzir uma vazão de 1330 litros por segundo, sendo que 583 litros por segundo serão destinados para nossa cidade.
Segundo Garotinho, que ao lado de Álvaro Pacheco e Lafaiete Pinheiro dos Santos, faz parte do Conselho Fiscal do Consórcio do Ribeirão Piraí, essa quantidade de água que será destinada para Salto é suficiente para o abastecimento de toda a cidade.
“Hoje Salto consome cerca de 300 litros por segundo e com a construção da barragem serão destinados quase 600 litros por segundo. Isso quer dizer que a capacidade de distribuição de água aqui em nossa cidade vai aumentar muito. Fiz questão de marcar essa visita para que os demais Vereadores, que não fazem parte do Consórcio, pudessem conhecer a área onde será construída a barragem”, confirmou o Vereador.

Caminhada Ecológica “Fraternidade e a Vida no Planeta” .


 A Caminhada Ecológica, aconteceu no Dia 13/03 ás 9:00 horas, com objetivo de Conscientizar a população sobre o uso racional da água, tema que também é abordado pela C.F. 2011 e que tem também como objetivo conscientizar o planejamento do uso do solo, evitar a escassez da água e promover a educação ambiental dos cidadãos.
A Saída da Caminhada aconteceu no Pavilhão das Artes de Salto e o Encerramento, se deu no parque das lavras com ato litúrgico, gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2011 e foi organizado pela Pastoral da Ecologia da Paróquia de Cristo-Rei.

Evento marca o Dia Internacional da Mulher na Empresa Infertec.



e
No dia, 11 de março evento marcou o Dia Internacional da Mulher na cidade na Empresa Inferteq.
No período da manhã aconteceu o 1° Encontro Comemorativo do Dia Internacional da Mulher, com a presença de várias autoridades na abertura oficial. O evento contou com o apoio da empresa Inferteq e Prefeitura da Estância Turística de Salto, sob a coordenação da Delegada Titular da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Salto Drª Maria José Duarte. 

Durante todo o dia foram ministradas, por profissionais especializados, palestras educativas que abordaram os principais temas relacionados à mulher, seus direitos e suas perspectivas no cenário atual.
Garotinho discursou em nome da Câmara Municipal e ressaltou que graças a uma lei de sua autoria a Mulher Saltense que é destaque desempenhando alguma função na Sociedade recebe da Câmara de Vereadores um Prêmio pelo sua dedicação, no ano de 2010 a Doutora Maria José, Delegada da D.D.M. recebeu a Honraria.

Dilma iguala popularidade de Lula em início de governo.

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 deste mês.
Com essa taxa de popularidade, iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato de seu antecessor no Planalto.
Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo em março de 2007, com 48%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente aos 48% de Lula em 2007. Desta vez, o instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios.
Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, segundo o Datafolha, quando se considera esta fase inicial do mandato.
O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu após o processo de impeachment de Collor, teve 34% depois de três meses.
Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, no início de seus governos teve aprovação de 39% e 21%, respectivamente.
Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima. Outros 34% a classificam como regular. Há também 12% que não souberam opinar.

     Editoria de Arte/Folhapress


Obama afirma que Brasil é exemplo de democrácia.



No momento em que uma coalizão internacional lança mísseis sobre a Líbia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste domingo, em discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que os países são soberanos e não podem sofrer intervenções. Ele defendeu a democracia como princípio e direito de todos os cidadãos do mundo. Obama mencionou vários aspectos da cultura brasileira e o Brasil como exemplo de democracia consolidada.