Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

V Conferência de Assistência Social avalia os avanços do SUAS




Com cerca de 95 participantes entre usuários e funcionários da área da Ação Social, aconteceu nesta 4ª feira dia 20 de Julho a 5ª Conferência Municipal da Saúde nas dependências da Escola CEMUS IV no Centro.
O Vice-Presidente da Câmara Vereador Divaldo Garotinho esteve representando o Legislativo Saltense na formação da Mesa no início dos trabalhos.
Em sua fala Garotinho destacou o brilhante trabalho da Secretária Jussara Vilaça e sua equipeá frente da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Garotinho lembrou que anterior a Ação Social tinha somente a Casa do Parque e a própria Secretaria e que hoje tem 4 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social (Núcleos Família) além de um CREAS (Centro de Referência Especializado da Ação Social), além de outras oficinas e outras parcerias espalhadas pela Cidade.
Disse Garotinho: “Conferência também é para conferir e temos muitos trabalhos dando certo nesta área e que precisamos planejar o futuro da assistência e que Salto está no cainho certo”
A Conferência teve como tema “Avançando na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e qualificação da gestão, dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”
Dentre os objetivos da Conferência estão: Propor estratégias para ampliação do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritárias e formas de funcionamento adequadas e;
Avançar na propositura de estratégias para consolidação da participação e do controle social na assistência social, como eixo estruturante do SUAS, para o fortalecimento do protagonismo dos usuários e para a valorização dos trabalhadores.
Participaram também da formação da Mesa a Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) Sra. Lucília Damasceno, a Promotora da Vara da Infância e Juventude Dra Ana Alice Mascarenhas, a Secretária de Ação Social Jussara Vilaça, o Vice-Prefeito Juvenil Cirelli e o Prefeito Geraldo Garcia.
Estavam presentes também os Vereadores Raissuli e Álvaro, além de representantes das entidades sociais de Salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário