Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Senadora Marta Suplicy vem a Sorocaba debater a questão das Mulheres




Nesta 6ª feira dia 23 de março ás 17 horas o Vereador e Vice Presidente da Câmara de Salto Divaldo Garotinho acompanhado do Vereador Willhes Gomes participaram no Auditório da Universidade de São Carlos (UFISCAR) em Sorocaba do debate “Mais Mulheres: Uma Responsabilidade de toda a Sociedade”.
A proposta do encontro foi a de se fazer um diálogo entre representantes da sociedade civil e do poder público visando ações que coloquem homens e mulheres em pé de igualdade.
O evento teve como destaques a questão econômica e a representação nos espaços de poder público e privado.
Participaram dos trabalhos da mesa a Senadora Marta Suplicy; a Diretora da PUC de Sorocaba Eliana de Paula Leite; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP Fabíola Marques e a Secretária da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba Maria José de Almeida Lima,  as intermediações foram feitas por Iara Bernardi.
De acordo com Marta se ela tivesse que eleger dois momentos na História das Mulheres elegeria o direito ao voto em 1932 e a Eleição da Presidenta Dilma.
A Presidenta vem empenhando o seu modo de Governar implantando a sua característica, enquanto F.H.C. tinha 3 Ministras Mulheres e Lula tinha 5, Dilma tem hoje 10 Ministras Mulheres.
Ainda segundo Marta as mulheres não mais brincarão de serem eleitas misses, mas sim, poderão serem eleitas Presidentas, poderão estar nos cargos de comando.
Este debate aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e foi organizado pelo Gabinete da Senadora com o apoio da UFISCAR de Sorocaba.
Participaram do Encontro representantes de várias cidades da Região, entre Vereadores, Prefeitos e o Deputado Estadual do P.T. Hamilton Pereira.

quinta-feira, 22 de março de 2012

ÁGUA: O” OURO AZUL”



Hoje dia 22 de Março Dia Mundialmente dedicado á Água. Água essa que graças ás atitudes dos humanos (atitudes desumanas) tem se tornado cada vez mais escassa, o que tem levado várias nações a chamá-la deOuro Azul””. Nós bem sabemos que a água não é vida, mas sabemos que sem ela não existe a vida.
A água é um bem da humanidade cujo acesso e manejo deve ser economicamente viável, ambientalmente sustentável e, antes de tudo, socialmente justo.
O fato é que a “Água é um direito, e esse direito está ameaçado”’, principalmente pela desertificação de nossos rios.
Menos de 1% de toda a água do planeta pode ser utilizada pela humanidade. Estes são alguns dos dados alarmantes que devemos compartilhar e buscar soluções que garantam o acesso á água como um direito de todos.
A água doce no planeta está sendo poluída, desviada e exaurida, está se acabando numa velocidade impressionante. O crescimento do consumo de água per capita no mundo, que dobra a cada 20 anos, é pelo menos duas vezes maior que o crescimento da população.
Se não houver uma mudança de rumos radical, até um terço da população mundial vai estar sem água dentro de 18 anos.
Na Cidade de Salto um dado alarmante também nos chama a atenção: a de que grande parte dos poços caseiros os chamados “Poços caipiras”estão contaminados com coliformes fecais;  é o que afirma o Funcionário João Paulo da Vigilância Sanitária de Salto, o que significa que o  consumo dessa água poderá trazer  várias doenças á nossa população.
Já no ano de 2004 o também Vereador na época Divaldo Garotinho foi o autor da LEI 2.552/2004 que instituiu no âmbito da Estância Turística de Salto a Semana da Municipal da Água a ser comemorada na ocasião do Dia Mundial da água.
O objetivo da criação da Semana Municipal da Água é realizar debates, palestras, exposições e esclarecimentos sobre a necessidade de preservação desse precioso líquido.
“Portanto, não deixe de fazer a sua parte para a economia da água, seja um consumidor consciente, para que não venha a faltar em nossos torneiras a água nossa de cada dia”
Finaliza o Vereador e Vice Presidente da Câmara de Salto Divaldo Garotinho

Mesa Redonda da C.F. 2012



Aconteceu nesta 4ª feira durante a noite na Igreja de São José no Bairro Salto de São José a 3ª mesa redonda da Campanha da Fraternidade de 2012.
O Tema explorado foi o atendimento Básico na Saúde e a tuacão da Vigilância Sanitária (Visa).
Durante cerca de 50 minutos o ex-secretário da saúde Luiz Eduardo Colaco , o Tuco explanou parte daquilo que ele acredita que precisa ser feito para que a rede básica funcione bem e venha assim a diminuir a fila de espera no Hospital e também possa atender as necessidades mínimas da população.
João Paulo responsável pela vigilância sanitária colocou os presentes a par daquilo que vem a ser o papel dos responsáveis deste órgão.
Segundo ele a este órgão em Salto atua apenas com 13 funcionários e ultimamente também responde pelos laudos de acidentes de trabalho nas Empresas.
O Vereador e Vice Presidente da Câmara Divaldo Garotinho esteve presente no debate, participaram também o Vereador Willes e o Vice Prefeito Juvenil Cirelli.

Seminário: O Modo Petista de Legislar




Neste sábado dia 17 de março durante toda a parte da manhã o Vereador e Vice Presidente da Câmara Divaldo Garotinho participou na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos na Cidade de Sorocaba do Fórum:  “O Modo Petista de Governar”.
O Encontro foi organizado pela Macro Região de Sorocaba do Partido dos Trabalhadores e dentre as experiências colocadas, merece destaque a atuação do Prefeito de Osasco Emídio de Souza que vem Governando aquela cidade á 7 anos.
Também Maria Lúcia Prandi participou do evento e trouxe informações preciosas a respeito da conjuntura política.
O Vereador Garotinho foi o único representante da Cidade de Salto e pode absorver grande parte daquilo que o Prefeito de Osasco trouxe para o Encontro, experiências como o Programa Ciência Hoje, Escola vai para Casa, Programa de Apoio ao Professor, Cooperativa de Costura entre outros.