Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

ÁGUA: O” OURO AZUL”



Hoje dia 22 de Março Dia Mundialmente dedicado á Água. Água essa que graças ás atitudes dos humanos (atitudes desumanas) tem se tornado cada vez mais escassa, o que tem levado várias nações a chamá-la deOuro Azul””. Nós bem sabemos que a água não é vida, mas sabemos que sem ela não existe a vida.
A água é um bem da humanidade cujo acesso e manejo deve ser economicamente viável, ambientalmente sustentável e, antes de tudo, socialmente justo.
O fato é que a “Água é um direito, e esse direito está ameaçado”’, principalmente pela desertificação de nossos rios.
Menos de 1% de toda a água do planeta pode ser utilizada pela humanidade. Estes são alguns dos dados alarmantes que devemos compartilhar e buscar soluções que garantam o acesso á água como um direito de todos.
A água doce no planeta está sendo poluída, desviada e exaurida, está se acabando numa velocidade impressionante. O crescimento do consumo de água per capita no mundo, que dobra a cada 20 anos, é pelo menos duas vezes maior que o crescimento da população.
Se não houver uma mudança de rumos radical, até um terço da população mundial vai estar sem água dentro de 18 anos.
Na Cidade de Salto um dado alarmante também nos chama a atenção: a de que grande parte dos poços caseiros os chamados “Poços caipiras”estão contaminados com coliformes fecais;  é o que afirma o Funcionário João Paulo da Vigilância Sanitária de Salto, o que significa que o  consumo dessa água poderá trazer  várias doenças á nossa população.
Já no ano de 2004 o também Vereador na época Divaldo Garotinho foi o autor da LEI 2.552/2004 que instituiu no âmbito da Estância Turística de Salto a Semana da Municipal da Água a ser comemorada na ocasião do Dia Mundial da água.
O objetivo da criação da Semana Municipal da Água é realizar debates, palestras, exposições e esclarecimentos sobre a necessidade de preservação desse precioso líquido.
“Portanto, não deixe de fazer a sua parte para a economia da água, seja um consumidor consciente, para que não venha a faltar em nossos torneiras a água nossa de cada dia”
Finaliza o Vereador e Vice Presidente da Câmara de Salto Divaldo Garotinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário