A Câmara da Estância Turística de Salto homenageou neste ano de 2011 a professora Antonio Rossato Guerra, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem à professora Toninha Guerra foi realizada durante a Reunião Ordinária desta quarta-feira, dia 09 de março.
A homenageada foi escolhida pelos vereadores Raisuli Hudson Ferraz da Silva, Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, Willhes Gomes da Silva, Álvaro Pacheco e Milton Oliveira Silva.
O presidente do Legislativo, vereador Eliano Apolinário de Paula, baixou uma portaria onde cinco Vereadores selecionariam uma homenageada neste ano e, no próximo ano, os outros cinco Legisladores (Dr. Otávio José Castanha Miralhes, Araldo Pacheco, Luiz Carlos Batista, João Leite Ramalho e Lafaiete Pinheiro dos Santos) indicarão o nome da homenageada.
Toninha Guerra foi escolhida para ser homenageada, representando todas as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Antonia Rossato Guerra nasceu em Conchal, no interior de São Paulo, é formada em trabalhos manuais, desenho, artes plásticas e Educação Artística. Chegou a Salto no ano de 1967 para lecionar, iniciando na Escola Estadual Professor Paula Santos, depois em outras escolas estaduais e também particulares como: Externato Sagrada Família, SESI e Dr. Barros Júnior.
Além da formação específica, Dona Toninha tinha em sua alma, uma formação espiritual adquirida através da participação do Movimento dos Focolares, formação esta, doada pela grande personalidade Chiara Lubich que, com o carisma da Unidade, ensinou a amar a todos, vendo Jesus em cada próximo. Assim, em suas aulas, se preocupava não tão somente em desenvolver os conteúdos, mas, acima de tudo, com a formação moral e psicológica, que só se atinge colocando Deus acima de tudo. Durante os anos que lecionou, teve muitos alunos e todos eram tratados igualmente.
Nos anos de 1987, 1988 e 1989 desenvolveu com os alunos das Escolas Anna Rita, Costela, Benedita de Rezende e Cláudio Ribeiro, um projeto intitulado “Boas Ações”, que tinha por objetivo estimular os alunos a praticar pequenos atos de amor ao próximo, e assim, em cada classe havia uma caixinha onde eram colocados os bilhetes de tudo que tinham feito de bom, depois, os números das boas ações de cada classe e de cada Escola eram computados e no final do ano a classe vencedora ganhava uma viagem para o centro Nacional do Movimento Focolares em Mariápolis, para continuar essa formação iniciada nas salas de aula.
Além disso, a Professora Toninha ensinava-os a ajudar os mais necessitados. Em um determinado ano chegou a arrecadar, junto com os alunos, 400 brinquedos, sendo que os que não estavam em bom estado, foram arrumados pelos próprios estudantes e depois entregues para a antiga favela do Jardim Maria José. Junto com os alunos também visitava o Asilo Frederico Ozanam, APAE e outras entidades filantrópicas.
Em 1998 lançou um livro chamado “Opções” com receitas diet e light e continua trabalhando com artesanato. Em 2008 participou da exposição de pinturas no SESC de Campinas e em 2010 participou do Salão de Artes Plásticas no CEC, aqui em Salto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário